Quase um terço dos deputados da Alepi buscam se viabilizar como candidatos a prefeitos, enquanto os demais parlamentares estão empenhados em organizar suas bases.
Em meio a disputas políticas em Teresina e no interior do estado visando as eleições municipais de 2024, deputados retornam nesta terça-feira (1º) para o segundo semestre legislativo na Alepi. A política partidária, portanto, tende a ocupar a grande parte da agenda semanal dos parlamentes. Ao todo, oito deputados atuam para viabilizar suas candidaturas a prefeitos.
O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), e o líder do governo na Casa, deputado Fábio Novo (PT), são exemplos de como a pauta administrativa disputará espaço com as articulações políticas. Eles concorrem dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) para quem será o candidato da sigla a prefeito da capital no próximo ano.
Para o interior do estado, deputados da base governista e de oposição também pretendem entrar nas disputas municipais. Warton Lacerda (PT) já anunciou pré-candidatura a prefeito do município de Altos. Em Picos, o deputado Dr. Thales Coelho (Progressistas) não destaca apresentar-se para disputar a sucessão municipal, já que rompeu com o grupo político de situação liderado pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas).
Lista dos pretensos candidatos a prefeito
Bárbara do Firmino – Pretende disputar a Prefeita de Teresina
Dogim Félix (PP) – Pretende disputar a Prefeitura de Jatobá do Piauí
Dr. Hélio (MDB) – Pretende disputar a Prefeitura de Parnaíba
Fábio Novo (PT) – Pretende disputa a Prefeitura de Teresina
Franzé Silva (PT) Pretende disputar a Prefeitura de Teresina
Rubens Vieira (PT) – Pretende disputa a Prefeitura de Parnaíba
Warton Lacerda (PT) – Confirma pré-candidatura a prefeito de Altos
Dr. Thales (PP) – Pode disputar a Prefeitura de Picos
As articulações para as eleições 2024 até mesmo já alteraram a composição da Alepi. Recentemente, o deputado Aldo Gil (Progressistas) se licenciou do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Picos e abrir espaço para o segundo suplente do partido, Dogim Félix, que articula candidatura à Prefeitura de Jatobá do Piauí, no Norte do Estado.
Os demais parlamentares mesmo não estando diretamente envolvidos nas eleições, terão participação nas discussões, uma vez que atuam para organizar suas bases eleitorais e manter capital político nos municípios.
HENRIQUE PIRES DIZ QUE PRETENDE DISPUTA EM TERESINA
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) afirmou ao O DIA que segue com o nome à disposição do partido para disputar o Palácio da Cidade. Ele reforçou que já comunicou o diretório estadual e defendeu o histórico da sigla na capital.
“O meu nome está sim na disputa como pré-candidato a prefeito da capital e isso já foi informado ao diretório municipal, inclusive em reunião com lideranças do MDB”, afirma.
Fonte: O DIA
LEIA TAMBÉM
Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, aponta IBGE
Copa do Brasil 2024: veja jogos das quartas até a final
Sorteio das quartas da Copa do Brasil 2024: veja data e horário