Portal BR 135

Ligando você à notícia!

Escola de Bom Jesus avança mais uma fase na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

Divulgação

Na próxima fase os projetos podem receber votos da população

Depois de passar por duas fases (On Line e Prática), os projetos de preservação da natureza propostos pela Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, de iniciativa da Organização não governamental WWF-Brasil (World Wildife Funf), que em português significa Fundo Mundial da Natureza, foram classificados para a fase seguinte, onde vai contar com a votação popular.

Na primeira fase (On line), cada aluno respondia aos quiz, com perguntas desafiadoras que somavam pontuação para a nota final. Cada quiz valia até 10 pontos.

As duas equipes da Escola Municipal Joaquim Rosal Sobrinho de Bom Jesus (Gatos da Caatinga e Apoenas (Umbú Cajá), foram classificadas e avançaram para a fase prática.

Confira a pontuação atingida pelos alunos da Escola Joaquim Rosal Sobrinho na primeira fase

Notas do Grupo Gatos da Caatinga – Primeira Fase

 

Notas do Grupo Apoenas – Primeira Fase

Na fase prática, os alunos foram incentivados a formar grupos de até 5 pessoas, que desenvolveram ações junto às comunidades na tentativa de conscientizar aos moradores sobre a preservação das espécies.

No Piauí apenas três municípios participaram da competição

A Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas é voltada aos aluvisa colocar a comunidade escolar como peça fundamental na formação de uma nova consciência, na busca em restaurar o equilíbrio da vida humana no planeta.

No Piauí apenas três escolas se inscreveram na olimpíada, Escola Joaquim Rosal Sobrinho em Bom Jesus, Darcy Ribeiro em Bom Princípio do Piauí e Antônio dos Reis e Silva em Boqueirão do Piauí.

Dos 273 projetos inscritos na fase prática, apenas 86 avançaram para a votação popular, e vão ser computados votos por e-mail individual.  O usuário tem direito a votar em dois projetos. Para alcançar uma boa votação, que vai somar-se ao voto do júri, os alunos da Escola Rosal Sobrinho fazem apelo nas redes sociais para as pessoas votarem nos projetos Gatos da Caatinga e Umbú Cajá, que são os representantes do estado do Piauí.

Abaixo a aluna Keyllane Teles de Matos da equipe Apoenas (Umbú Cajá), demonstra como votar.

Assista ao vídeo:

COMO VOTAR

Entre no site restauranatureza.org.br/votacao-popular

Conheça as ações de restauração dos grupos participantes da Restaura Natureza. Para facilitar a busca, estão disponíveis filtros que permitem selecionar grupos por Estado/cidade/escola, nome do grupo e palavra-chave.

Escolha e clique no quadro de dois grupos favoritos. O quadro do grupo selecionado ficará destacado com uma linha verde ao redor e um ícone de “check” na parte superior. Caso desista da escolha, poderá clicar em cima para desativar a seleção e escolher outro grupo.

Após selecionar os dois grupos favoritos, clique no botão laranja CONFIRMAR VOTAÇÃO.

Em seguida, aparecerá uma janela com a indicação dos dois grupos escolhidos por você. Verifique se está correto e clique no botão “CONFIRMAR SELEÇÃO”.

Será preciso digitar o seu nome e um e-mail válido, além de aceitar os termos de uso do site (clique nas caixas correspondentes).

Calma, pois ainda não terminou: você precisa ir para a caixa de e-mail que indicou para validar o seu voto. Esse processo é importante, já que é permitido apenas 1 voto (em 2 grupos) por cada endereço de e-mail. Caso não encontre o e-mail de confirmação, verifique se ele não caiu na caixa antispam. Clique no link indicado na mensagem e confirme novamente a votação nos dois grupos. Pronto! A votação terminou.

Que bom contar com a sua participação na Restaura Natureza!

A olimpíada não conta pontuação na grade curricular, mas temas voltados à natureza, estimulam os alunos à pesquisa e ter uma formação pessoal como cidadão.

A pedido do portal Br135.com, a professora Elizabeth Zanon gravou um vídeo explicando como votar. Ela que é coordenadora dos projetos da escola Rosal Sobrinho fala da alegria de ter avançado na competição e espera contar com o apoio da população.

Vídeo: Professora Elizabeth Zanon comemora avanço nas Olimpíadas da Natureza e explica como votar na próxima fase

OS dois grupos da Escola Joaquim Rosal Sobrinho, são, Apoena, que trabalharam, O Umbú Cajá, formado pelos alunos, Ana Kelly Teles de Matos, Isabella Macedo de Araújo, Keyllane Teles de Matos, Marina Ribeiro Rodrigues e Maria Júlia Oliveira Matos. E o grupo, Gatos da Caatinga, (Gato Mourisco), com os alunos, Carlos Daniel Reis Fonseca, Clara Oliveira Santos, Lucas Emanuel Fonseca Gonzaga, Pedro Henrique Macedo de Araújo e Vitor Hugo de Oliveira Fonseca.

 O umbu-cajá é um fruto híbrido do cajazinho com o umbu, que por sua vez é uma árvore símbolo do semiárido nordestino (presente no agreste, na caatinga e no cariri), e que produz um tubérculo com capacidade de armazenar água, e por conta dessa capacidade foi chamada de “árvore sagrada do sertão” pelo escritor Euclides da Cunha.

Fruto Umbú Cajá

 O gato mourisco ou Jaguarundi, é uma espécie de felino que habita florestas de planícies e matas, utiliza ambientes florestais primários e secundários, restingas, cerrado, manguezais e plantações de eucalipto. Possui corpo alongado, cauda longa e orelhas curtas, e pode ser encontrado desde o Rio Grande do Sul, regiões do Nordeste até a região Amazônica, um animal verdadeiro brasileiro.

Foto: FAUNA E FLORA DO RN

A votação popular acontece até o dia 15 de agosto, quando serão escolhidos os cinco projetos mais bem votados. Além disso, uma equipe de jurados da olimpíada, também escolhe outros cinco finalistas, dentro dos critérios da competição, considerando as fases anteriores (on line e prática).

O resultado final está previsto para ser anunciado até dia 25 de agosto, podendo o mesmo projeto ser vencedor nas duas categorias (popular e pela comissão julgadora).

Clica abaixo no link da olimpíada para votar.

http://restauranatureza.org.br/votacao-popular

 

Portal Br 135.com

Erinaldo Oliveira