Portal BR 135

Ligando você à notícia!

Nos Bastidores: Enquanto oposição não se acerta, situação já tem candidato definido em Palmeira do Piauí

Foto: Portal Br 135.com

Se as eleições fossem hoje, o candidato à sucessão do Prefeito João da Cruz seria o jovem enfermeiro, Hugo Rosal.

Faltando cerca de um ano para as convenções municipais das eleições de 2024, na cidade de Palmeira do Piauí, sul do Estado, a situação, comandada pelo atual prefeito João da cruz, parece confortável, é o que dizem os seus aliados políticos.

Acontece que até o momento, a oposição, não tem como certo, o candidato para concorrer à prefeitura local. Já o nome que deve receber o apoio do atual prefeito, é o do enfermeiro e presidente da Câmara municipal de vereador, Hugo Rosal, sobrinho de João da Cruz.

Huguinho como é conhecido no município, é enfermeiro de carreira e está no primeiro mandato de vereador. Ele soma em seu currículo, duas legislaturas na presidência da câmara de vereadores de Palmeira (2021-2022/ 2023-2024).

Foto: Instagram Huguinho

Do lado da oposição, vários nomes se apresentam como pretensos candidatos à prefeitura local, ou pelo menos, dizem ter o nome à disposição dos partidos, um clichê usado pelas lideranças políticas, antes da definição dos candidatos.

Voltando um pouco ao passado

Segundo uma liderança política de Palmeira, “O trabalho de oposição mais consistente ao prefeito João da Cruz e seu grupo, foi implantado de fato, na eleição municipal passada (2020), quando o candidato Nonato Mendes (o Nonatinho), passou a inserir na cabeça do eleitoral palmerino, principalmente entre os jovens, uma nova metodologia de política administrativa para o município. Uma política descentralizada e com a participação popular e não mais apenas uma política de valores financeiros. Onde o chamado voto de cabresto já não podia mais ter espaço, principalmente na região dos Baixões, localidades que ficam mais distantes da sede, logo após subir a serra da Palmeira, onde ficam as urnas que praticamente decidem as eleições locais”.

Na eleição passada, João da Cruz foi reeleito com 53,63% dos votos válidos, enquanto o segundo colocado, Nonato Mendes, obteve 46,37%.

Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI), conclamar os eleitos de 2020 e a nova câmara de Palmeira empossar João da Cruz para o quadriênio 2021 – 2024, poucos dias depois, em 25 de janeiro de 2021, o jovem Nonato Mendes foi diagnosticado com a Covid-19 (Coronavírus), sendo transferido para Teresina no dia 30 do mesmo mês, onde lutou contra um inimigo desconhecido até primeiro de março, quando foi registrado o óbito.

Lacuna que ficou na família e naqueles que iniciaram com ele o projeto de transformar a postura política do município de Palmeira do Piauí.

Várias lideranças comentam em Palmeira, que se Nonatinho estivesse vivo, seria o candidato da oposição com chances reais de assumir a prefeitura em 2025. Com a tragédia, a vaga está aberta e vários nomes esperam ser escolhidos nas convenções municipais do ano que vem como o candidato a prefeito.

Foto de Nonato Mendes/Divulgação

Entre os amigos que encabeçaram a luta por um modelo novo de política em Palmeira, podemos citar, Roberto Leal, Arturemar Marques (Mazim Marques), dentre outras lideranças.

Segundo apuração do portal Br135.com, os nomes que se colocam a disposição para concorrer com o candidato do atual prefeito, são:

– Roberto Leal, profissional contábil e ex-controlador geral do município na gestão do prefeito João da Cruz (2017-2020); Abaixo, foto de Roberto Leal (esquerda) com o jornalista  e escritor Francisco José, na 5ª edição do Salão do livro de Bom Jesus.

Foto: Instagram Roberto Leal

– Maylane Almeida Cavalcante, atual vice-prefeita do município e eleita duas vezes ao lado de João da Cruz (2017-2020/ 2021-2024), ela é esposa do ex-prefeito João Carlos e está rompida com o atual gestor.

Foto de Maylane Cavalcante segurando a bandeira de Palmeira do Piauí, na ocasião das festividades de emancipação política do município.

Foto: Instagram de Maylane

– O empresário Arturemar, mas conhecido como Mazim Marques, um dos responsáveis por comandar várias campanhas eleitorais de oposição em Palmeira;

Foto/Divulgação

– E o nome do atual vereador Leonardo Martins, eleito dois mandatos para o legislativo de Palmeira, (2017 – 2020/ 2021 – 2024).

Foto/Divulgação

Ainda segundo uma liderança de Palmeira, o contador Roberto Leal, desde quando Nonatinho faleceu, mudou-se para o município, passou a trabalhar e ajudar ainda mais as pessoas, ele tenta fortalecer o grupo de oposição e passou a visitar as comunidades com mais frequência. Por onde passa, faz questão de dizer que é o candidato de oposição em Palmeira.

Fala de uma liderança que preferiu não se identificar;

“No começo o nome do Roberto era um pouco apagado, mas hoje depois do trabalho implantado por ele, o nome de oposição em Palmeira do Piauí, é o do Roberto Leal”

Apuramos também junto a outras lideranças, se o nome de Roberto Leal, for o cabeça de chapa, algumas pessoas podem deixar o grupo de oposição, mas essa fonte preferiu não citar nomes.

Baseado nas informações da nossa fonte, a vice-prefeita, Maylane Cavalcante, que está rompida com o prefeito, busca fortalecer o nome dela para ser a candidata de oposição, pois pela legislação, Maylane não pode mais ser candidata a vice-prefeita.  Ainda segundo a nossa fonte, ela também não quer concorrer ao cargo de vereadora.  Com isso, a briga pela cabeça de chapa fica cada vez mais acirrada, pois trata-se de uma liderança com expressão e que tem o apoio do ex-prefeito de Palmeira do Piauí e esposo João Carlos, (1997 – 2000 / 2001 – 2004).

“O nome do Mazim Marques, apesar de ser uma ótima pessoa, ainda não é a vez dele”. Diz a fonte.

O empresário Mazim Marques, tem se envolvido em todas as campanhas políticas de Palmeira do Piauí, e sempre na oposição. Mazim foi secretário de administração na gestão do prefeito Diouro em 2016. Ele é empresário agrícola e conhece muito bem o eleitorado de Palmeira.

Mazim tenta construir um novo grupo político, que seja diferente dos atuais e com ações descentralizadas. É mais um nome que se coloca à disposição para concorrer às eleições de 2024.

Foto: Portal BR 135.com

O atual vereador Leonardo Martins, também demonstra interesse em concorrer à prefeitura, mas segundo a nossa fonte, ele ainda não tem bagagem política suficiente para enfrentar uma campanha de prefeito. Leonardo Martins foi eleito vereador as duas vezes ao lado do prefeito João da Cruz, só que no início da segunda legislatura, (2021) ele rompeu com o atual prefeito e hoje coloca também, seu nome a disposição do grupo de oposição.

Mas segundo informações de membros da oposição, o vereador deve continuar mesmo na briga por uma cadeira na câmara e defende o nome do empresário Mazim como candidato majoritário.

Enquanto a oposição não se decide, Huguinho tem conseguido adesões consideradas importantes.

Nomes, como João Emilio, Anchieta e outros membros do PT local (Partido dos Trabalhadores), que na eleição passada eram adversários do atual prefeito João da Cruz, recentemente declaram apoio ao futuro candidato do atual gestor.

Pelo que o portal BR 135.com, conseguiu apurar, atualmente os dois nomes mais comentados por populares para a sucessão eleitoral em Palmeira do Piauí, são Hugo Rosal (Huguinho) e Roberto Leal.

Mas, baseado nos cenários políticos das eleições passadas, em Palmeira do Piauí, há uma insegurança muito grande daqueles que pleiteiam o cargo majoritário, pois quando o assunto é apoiar candidato A ou B, algumas lideranças, que uma hora são oposição, outra hora estão na situação. Algo que fica impossível de apostar em quem verdadeiramente vota no candidato do prefeito ou na oposição. Mas isso é algo bastante comum nas campanhas eleitorais, principalmente no interior. Citou a fonte.

Recentemente, por ocasião das festividades de São João, na localidade Brejo Novo, os quatro nomes de oposição, (Roberto, Maylane, Mazim e Leonardo), apareceram juntos posando para fotos, algumas postadas na conta do instagram de Roberto Leal. Confira abaixo!

Foto: Instagram Roberto Leal

João da Cruz – Prefeito de cinco mandatos

O atual prefeito João da Cruz está no quinto mandato, ele foi eleito pela primeira vez, em 1988 com apenas 24 anos de idade.

Confira os anos de eleição quando João da Cruz foi eleito:

1988, 2004, 2008, 2016, 2020

Foto de João da Cruz – Prefeito de Palmeira do Piauí

Foto: Internet

Mas como a eleição acontece apenas no ano que vem, ainda tem tempo para muitos acontecimentos, acordos, idas e voltas de lideranças. Uma coisa o povo palmerino comenta, João da Cruz vai entregar a prefeitura em 2025, mas com o desejo de retornar logo após quatro anos.

“Oposição dividida é oposição fracassada” frase usada pela nossa fonte para expressar o cenário político em uma eleição.

O portalbr135.com, acompanha os bastidores da política nas cidades do Vale do Gurguéia, ao tempo que se coloca à disposição de qualquer cidadão ou políticos para ouvir suas versões e oferece espaços para novas publicações, caso haja necessidade.

 

Por Erinaldo Oliveira/ Nos Bastidores

Portal BR 135.com