Três ex-prefeitos podem formar palanque contra o atual
Com a aproximação das eleições municipais de 2024, as conversas em torno das candidaturas majoritárias ganham mais destaques.
No município de Currais, sul do Piauí, a oposição tenta unir forças para enfrentar o atual gestor, Raimundo Sobrinho, considerado por populares curralenses, nome forte na política local.
Na eleição passada (2020), a cidade de Currais teve quatro candidatos, sendo Raimundo Sobrinho, o eleito com 1.696 votos. Ele foi o candidato apoiado pelo prefeito da época, Raimundo Santos, este último já estava no segundo mandato e não podia mais concorrer à prefeitura.
O prefeito Raimundo Sobrinho tem como vice, o professor Clédno de Araújo de Castro.
A segunda colocada foi Ana Amélia Rego de Sousa com 1.233 votos, ela assumiu a chapa majoritária durante a campanha eleitoral, depois que seu esposo, ex-prefeito Joaquim Aristeu não conseguiu registro no TRE-PI. Aristeu foi prefeito de Currais de 2009 a 2012.
Moradores de Currais comentam que a administração do prefeito Raimundo Sobrinho tem agradado a maioria da população. Em menos de três anos, segundo o prefeito, são muitas as ações nas mais variadas áreas, feitos que podem lhe garantir um novo mandato.
Durante pronunciamentos, o prefeito faz questão de dizer, que resgatou a dignidade do povo e que hoje os moradores têm orgulho de dizer que são de Currais.
Prefeito participa da abertura do ano legislativo na Câmara de Currais, fevereiro/2023. Vídeo: Gurguéia Web TV
Pela legislação eleitoral atual, o prefeito Raimundo Sobrinho que está no primeiro mandato, pode candidatar se à reeleição para o quadriênio 2025/2028 e deve permanecer com o apoio do parente, ex-prefeito Raimundo Santos.
Uma fonte revelou ao Portalbr135.com, que toda a oposição, formada por três ex-prefeitos, (Julson Nélio Arantes, Djalma Brito e Joaquim Aristeu), ex-vereadores e alguns vereadores no mandato, já decidiu apoiar o nome do empresário Ronaldo Lisboa de Freitas para concorrer com Raimundo Sobrinho. A fonte preferiu não citar nomes dos vereadores atuais que podem apoiar a candidatura de oposição.
Ronaldo Lisboa foi candidato a prefeito em 2020 (PSD) e obteve 840 votos, sendo o terceiro colocado.
Ainda segundo esta fonte, a candidata à vice na chapa de Ronaldo Lisboa em 2024, será a ex-primeira dama, esposa do ex-prefeito Aristeu, a empresária Ana Amélia Rego.
Também nas eleições passadas, o servidor público, Luis Carlos, foi candidato ao cargo de prefeito de Currais e obteve 569 votos, sendo o último colocado.
Currais até o momento, já teve seis gestores, Julson Nélio Arantes (1997 – 2000), sendo o primeiro prefeito da cidade e reeleito (2001 – 2004); Djalma Barros de Brito (2005 – 2008); Joaquim Aristeu (2009- 2012); Cláudia Lobo eleita em 2012 para o quadriênio 2013 – 2016, ficou no cargo somente até 2014, sendo cassada pela câmara municipal de Currais. O vice, Raimundo Santos assume o cargo de prefeito (2014 – 2016) e consegue a reeleição para o quadriênio (2017 – 2020) e o atual, Raimundo Sobrinho (2021 – 2024). Fonte: TRE/PI
Desmembrada de Bom Jesus em 1994 e elevada ao título de cidade em 1997, Currais, segundo o IBGE, possui atualmente 5.215 eleitores e uma população de 4.832 habitantes. Situação curiosa, onde o número de habitantes é maior do que o número de eleitores, mas esse é tema para uma nova reportagem.
Se tudo se confirmar, em Currais, pela primeira vez terá uma eleição de apenas dois candidatos, disputa interessante de acompanhar. Três ex-prefeitos juntos contra o atual gestor, um jovem da safra de novos prefeitos eleitos em 2020 na região do Vale do Gurguéia.
Acompanhe em breve novas matérias de outros municípios da região sobre as eleições municipais de 2024.
LEIA TAMBÉM
Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, aponta IBGE
Copa do Brasil 2024: veja jogos das quartas até a final
Sorteio das quartas da Copa do Brasil 2024: veja data e horário