Paciente era uma idosa de 77 anos natural de Bom Jesus. Município concentra 80% das mortes por dengue no Piauí.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou mais uma morte por dengue no Piauí. É a terceira confirmação de óbito pela doença em menos de uma semana. Ao todo, o Piauí já tem cinco vítimas fatais em decorrência da dengue só neste ano de 2024. Esta quinta vítima é uma mulher de 77 anos natural de Bom Jesus. Ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.
A situação é preocupante em Bom Jesus, que concentra 80% dos óbitos por dengue no Piauí em 2024. Dos cinco confirmados até agora, quatro ocorreram na cidade. A outra morte se deu em Manoel Emídio.
Outros dois óbitos com suspeita de dengue seguem em investigação pelas autoridades em saúde. Conforme os dados do Painel Temático da Dengue, produzido pela Sesapi, o Piauí possui no momento 5.595 casos prováveis da doença com uma taxa de incidência de 171,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. E letalidade da doença em casos graves no Estado chega a 3,57
Com relação ao perfil dos pacientes com dengue no Piauí, a maioria deles é formada por homens e mulheres entre 20 e 29 anos. A menor taxa de incidência está entre os idosos com 80 anos ou mais. A maior parte dos pacientes são mulheres (55,2%).
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que segue com o monitoramento constante das arboviroses no Piauí, em especial a Dengue, que vem registrando um aumento vertiginoso nos casos. A Sesapi disse que está apoiando as ações de mobilização de combate ao Aedes aegypti em nível municipal para eliminação dos criadouros do mosquito, garantindo a entrega de insumos necessários para o combate ao vetor e capacitações de profissionais quanto à eliminação dos focos e o manejo clínico da dengue.
Brasil bateu recorde histórico nas mortes de dengue
Na última segunda-feira (08), o Brasil bateu um recorde preocupante no que diz respeito às mortes por dengue. Em menos de quatro meses, o país registrou 1.116 óbitos decorrentes da doença. No mesmo período do ano passado, o país havia registrado 1.094 óbitos. Este é o maior número desde o início da série histórica do Ministério da Saúde, em 2000.
Quais são os sintomas de dengue?
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. Ela pode se apresentar de forma leve ou grave e, em alguns casos, pode ser fatal. Entre os sintomas da dengue, as pessoas devem ter atenção com:
- Febre alta (39°C a 40°C) de início repentino e que dura geralmente de dois a sete dias
- Dor de cabeça
- Dores musculares e nas articulações
- Dor atrás dos olhos
- Fraqueza e mal estar geral
- Náusea e vômitos
- Perda de apetite
- Erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele)
Em casos de quadros mais graves, o paciente pode apresentar:
- Em casos de quadros mais graves, o paciente pode apresentar:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Sangramento nasal, gengival ou vaginal
- Sangue nas fezes
- Queda da pressão arterial
- Dificuldade para respirar
A forma mais eficaz de se prevenir contra a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Manter caixa d’água, tonéis e barris tampados, eliminar água parada de vasos de plantas, pneus, garrafas e outros recipientes, manter ralos limpos e vedados, limpas calhas e lajes periodicamente, usar repelentes, usar roupas que protejam a pele, instalar telas de proteções nas janelas.
Fonte: O Dia
LEIA TAMBÉM
Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, aponta IBGE
Copa do Brasil 2024: veja jogos das quartas até a final
Sorteio das quartas da Copa do Brasil 2024: veja data e horário