Portal BR 135

Ligando você à notícia!

Quadrilha Junina Xegou Entrou comemora 21 anos de Tradição

Arquivo: Xegou Entrou

Em 2023 a festa acontece no próximo sábado, 24 de junho.

Uma festa que começou de uma brincadeira, uma ideia entre amigos e familiares, mas que hoje, é tradição e envolve toda a cidade de Bom Jesus. É a Xegou Entrou, uma quadrilha junina que em 2023 comemora 21 anos. Uma paixão pela maior festa do Nordeste.

Em 2023, a festa acontece no próximo sábado (24), na avenida Joaquim Piauilino, próximo ao espaço recreativo, Bola na Rede, em Bom Jesus, a partir das 20h.

A quadrilha junina Xegou Entrou, como o próprio nome diz, é só chegar e entrar.  Basta encontrar um parceiro (a) e cair no Arraiá.

Hoje a festa tornou-se uma referência no calendário junino de Bom Jesus, mas, no início era tudo bem simples, uma festa apenas entre amigos e familiares, uma forma de não deixar a data passar em branco.

A Xegou Entrou, surgiu numa noite de São João, ao redor de uma fogueira, na avenida Dr. Raimundo Santos, em 2002, quando a profissional autônoma Elizângela Pereira do Ó, sentindo a falta de dançar quadrilhas juninas, teve a ideia de formar uma festa que as pessoas não precisassem ensaiar e nem se envolver tanto, para dançar a festa de São João.

Antes de surgir a Xegou Entrou, Elisângela já havia participado de festivais de quadrilhas juninas em Bom Jesus e região, com o Grupo Arraiá do Era Porto, uma quadrilha formada por amigos da avenida Dr. Raimundo Santos, uma referência ao antigo nome da avenida, (Avenida do Aeroporto).

No vídeo abaixo, Elizângela explica como surgiu a Quadrilha Junina Xegou, Entrou.

Hoje a festa acontece na avenida Joaquim Piauilino e arrasta multidão. Bandas musicais, barracas, ornamentação a caráter, comidas e bebidas típicas, segurança, sorteio de brindes entres os presentes e muita animação, fazem parte da Quadrilha Xegou Entrou! Uma equipe de voluntários ajuda na organização da festa.

Com o crescimento do evento, Elizângela diz que foi necessário criar uma associação para melhorar na organização da festa. Ela lembra que pessoas de todas as classes sociais participam da festa, inclusive, segundo Elizângela, o comediante Whindersson Nunes, antes da fama, participou dançando na Xegou Entrou. Ela não conseguiu encontrar registro da participação do comediante. No vídeo abaixo, ela cita ainda, o empenho das pessoas e empresas que ajudam de forma voluntária para a realização da quadrilha junina.

Uma das atrações da festa, é que não importa, se você sabe ou não dançar os passos da quadrilha junina. Tudo acontece de forma improvisada e os participantes entram no ritmo na hora. Não importa, se você errar, o importante é participar.

Para 2023, está tudo pronto para receber o público que gosta de São João. Nos últimos dias, muita gente colocou a mão na massa para deixar o local pronto e fazer mais um ano da Xegou Entrou!

Abaixo vídeo dos preparativos da festa

Então está combinado. Se você já tem seu par, não esqueça, a festa já é no próximo sábado (24), e começa às 20h com animação da Banda Os Meninos de Lulu da cidade de Currais, e você não paga nada para brincar a festa. Ah! Mas se você não tem ainda um parceiro (a), para dançar, não se preocupe, venha assim mesmo participar da mais democrática e tradicional festa do Nordeste brasileiro, o São João, afinal, se Xegou Entrou!

Quem quiser colaborar, o PIX da Associação AXE (Associação Beneficente Amigos da Xegou Entrou), está logo abaixo.

Foto: Divulgação

 

Por Erinaldo Oliveira

Portal BR 135.com

Fonte: Elizângela P. do Ó / Arquivo: Xegou Entrou!