Portal BR 135

Ligando você à notícia!

Umidade do ar cai para 20% em 16 municípios piauienses; Inmet faz alerta

Assis Fernandes/ODIA

Região afetada é o Sudoeste do Estado, onde a umidade se aproxima do patamar de deserto nas horas mais quentes do dia.

Parte do território piauiense continua sendo castigada pelo sol e as altas temperaturas neste começo de agosto. Desta vez, os municípios do Sudoeste do Estado é que estão inspirando atenção por parte dos órgãos competentes. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu alerta para redução drástica na umidade relativa do ar em 16 cidades do Piauí.

Segundo o informe divulgado na noite desta terça-feira (08), a umidade do ar de parte dos municípios do Sudoeste do Estado cairá para os 20% nesta quarta (09). A umidade relativa neste patamar indica perigo à saúde. Abaixo deste nível, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já considera o ambiente insalubre e com sensação ambiente e semelhante ao que se encontra em desertos.

Os municípios que estão em alerta para queda drástica na umidade relativa do ar são: Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Currais, Gilbués, Monte Alegre, Parnaguá, Redeção do Gurgueia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurgueia e Sebastião Barros.

Leia também: Baixa umidade do ar pode causar ressecamento das vias respiratórias

Conforme o alerta do Inmet, a umidade relativa do ar nestas cidades variará durante o dia de hoje entre 30% e 20% com risco de ocorrência de incêndios florestais e danos à saúde. Quem vive nesta região poderá sentir desconforto para respirar. Para amenizar os efeitos da baixa umidade, o Instituto recomenda aumento na ingestão de líquidos, evitar desgaste físico nas horas mais secas do dia, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergência.

Infograffo

O aviso de baixa umidade do Inmet tem validade até as 12h desta quarta (09), podendo ser ampliado em caso de permanência das condições do tempo.

Fonte: O Dia